Bladefin basslet (Jeboehlkia gladifer, C.C. Baldwin and G.D. Johnson, 1991)
Tamanho máximo: 4.1 cm.
Cores evidentes: Branco e vermelho.
Distribuição: mar do Caribe;
Habitat: arrecifes de profundidades de até 165 metros;
Preço médio de mercado em Dollar: em torno de $10,000
No ano de 2011 soubesse que uma rara espécie de "deepwater reef fish" seria colocada a venda e que causaria um alvoroço entre os hobbistas americanos. Anunciado pelo preço inicial de $10.000, este pequeno peixinho é um dos símbolos de exclusividade no mundo do aquarismo marinho.
Sabe-se muito pouco sobre a ecologia desta espécie vinda de Curaçao, lugar este, que parece oferecer um deposito quase infindável destas belas jóias. Há muita variedade de peixes endêmicos e valiosos nestas águas.
Este pequenino é mais um representante da família Serranidae, que de longe possui minhas espécies de peixe preferidas. Como seus primos gigantes, o Bladefin demostra voraz apetite desde muito pequeno:
Suas cores são como as de vários organismos que vivem na sua faixa bentopelágica em que o Bladefin vive, tem como intenção a total camuflagem, tornando o peixinho invisível contra predadores. A cor vermelha desaparece já aos seis metros de profundidades.
Até hoje se tem notícias de apenas dois exemplares que foram a venda deste valioso basslet. Vi alguns anúncios de venda dele por $9,999.00, mas não tem como ter certeza se o negócio é real.
No mais, este peixe continua sendo um sonho distantes que apenas um punhado de aquaristas endinheirados podem ter.
Comentários
Postar um comentário