Mandarim (Synchiropus splendidus, Herre 1927)

Tamanho máximo: 8cm.
Cores evidentes: verde, azul e laranja.
Distribuição:Filipinas.
Habitat: arrecifes de profundidades entre 10 e 30 metros;
Preço médio de mercado em Dollar: $20.

Creio que este peixinho vindo das Filipinas, o “mandarim”, seja um dos peixes mais populares do aquarismo mundial, digo isso, pois além de obviamente muito belo, também desperta discussões sobre a manutenção destes animais em cativeiro.
Alguns aquaristas dizem que o mandarim não deve ser tirado de seu habitat, outros dizem que com os avanços tecnológicos do aquarismo hoje em dia é possível se manter um mandarim saudável por bastante tempo no aquário. A defesa das opiniões de ambos os lados são as seguintes e fazem bastante sentido:
-O mandarim se alimenta exclusivamente da microfauna presente no seu habitat e um aquário de alguns litros e com poucas rochas, se compararmos com o tamanho de seus locais de captura, está longe de oferecer a abundância e variedade de nutrientes que o seu alimento natural pode oferecer. Isto aí, sem contar com a questão dos parâmetros da água ter de estar sempre impecáveis. Estes são os motivos de ser quase impossível de se manter ele em cativeiro por muito tempo.

VERSUS

-Hoje em dia encontramos equipamentos e uma variedade grande de alimentos, inclusive alimentos vivos que podem ser enriquecidos com suplementos vitamínicos, que pode oferecer um ambiente artificial digno para a sobrevivência desta pequena jóia.

Os dois pontos de vista estão certos e se complementam e, para animar e botar meio que um ponto final nesta discussão, sabe se que hoje em dia estes animais são reproduzidos em cativeiro com sucesso e estão no mercado sendo vendidos a bons preços. Quem conhece de reprodução de animais marinhos sabe: um produto ornamental vindo da aquicultura é bem mais resistente que os obtidos pelo meio extrativista. Já se tem até relatos de mandarins aquaculturados que comem certos tipos de ração.


Aqui para vocês um artigo da THF magazine sobre a reprodução em cativeiro do Mandarim: tfhmagazine.com/saltwater-reef/feature-articles/breeding-mandarins-full article.htm



Ficha técnica e manutenção em aquário

Tamanho mínimo de aquário: 120L;
Layout: ideal para reefs com muitas rochas vivas.
Iluminação: 22000 a 28000k;
Temperatura da água: 24 a 28c°;

-o aquário deve haver abundância de microfauna ou deve-se manter um cultivo acessório de alimento vivo;

-podem ser mantidos aos pares pois são peixes pacíficos;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ribbon eel (Rhinomuraena quaesita, Garman 1888)

Candy basslet ou Cavernoso (Liopropoma carmabi, Randall1963)

Camarão Imperador (Periclimenes sp.)